O que fazemos

As atividades da Vila do Brincar traduzem alegria, simplicidade e espontaneidade em forma de música, artes, jardinagem, culinária, literatura e outras atividades lúdicas ligadas à cultura da infância.

Artes Plásticas e Arte com Tinta

Estas atividades permitem uma forma de expressão que favorece as experiências sensoriais, além de estimular a criatividade, os desenvolvimentos motor e cognitivo e ajudar na socialização. Nas brincadeiras e oficinas de Artes Plásticas e Arte Com Tinta da Vila do Brincar, as crianças têm a oportunidade de experimentar todos os dias elementos novos, descobrindo novas texturas, ferramentas, meios e recursos, de forma a enriquecer seu repertório interno, contribuindo para uma maior disponibilidade por parte da criança para as novas experiências e especialmente para um desenvolvimento mais saudável e feliz.

Brincadeiras com Água

Além de permitir o tão importante contato com a natureza, as brincadeiras com água têm um efeito tranquilizador, ajudam a socializar, estimulam o desenvolvimento físico e motor e favorecem as experiências sensoriais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da criança.

 

Fui eu que fiz

O Fui eu que fiz permite que a criança viva criativamente o mundo! Nesta oficina os pequenos criam e recriam brinquedos utilizando recursos não estruturados, podendo dar às suas criações múltiplos significados. Estimula a criatividade, a imaginação e as descobertas e dá à criança a possibilidade de transformar coisas aparentemente sem utilidade em brinquedos super divertidos!

Circuitos e Brincadeiras

Brincadeiras “de rua”, “de antigamente”, “de quintal” que auxiliam no desenvolvimento físico, cognitivo e motor, estimulam a socialização, o trabalho em equipe, o pensamento estratégico, e trazem muita alegria!

 

Jardinagem

A jardinagem é uma atividade relaxante que desenvolve a concentração, o senso de cuidado e o sentido de responsabilidade nas crianças. Além de estimular as experiências sensoriais através do tato, do olfato e da visão, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina e favorece a socialização.

Em nossas atividades as crianças têm a incrível oportunidade de brincar com a terra, plantar, colher, se sujar e brincar muito com os elementos da natureza!

 

Descobertas Culinárias

Cozinhar com as crianças é sempre uma delícia! Através de receitas simples e práticas, nossas oficinas de descobertas culinárias permitem aos pequenos experiências sensoriais muito ricas, à medida que experimentam texturas, apreciam aromas e desfrutam sabores variados.

Além de tudo isso, nada melhor que tomar gosto por um cardápio saudável e variado que botando a mão na massa, não é?

 

 

 

Faz de Conta

Nas brincadeiras de Faz de Conta as crianças podem experimentar diversos cenários distintos, cuidadosamente pensados para que elas possam vivenciar na fantasia as referências que têm.

São momentos que permitem à criança perceber e entender o mundo de forma leve e adequada, além de favorecer a expressão de sentimentos, oportunizando a compreensão e reorganização deles.

 

 

Experiências Mirabolantes

São atividades que propõem a vivência de experiências “malucas”, não tão comuns ao cotidiano, que incitam a curiosidade, o raciocínio, a criatividade e oferecem muito conhecimento de mundo!

 

 

 

Desafio Brincante

Esta atividade incita o enfrentamento de desafios de forma lúdica, estimulando o raciocínio, o planejamento de estratégias, o trabalho em equipe, a criatividade e a descoberta e experimentação de novas possibilidades.

 

 

 

Oficina das Emoções

Através da brincadeira a criança é convidada a explorar suas emoções e a descobrir diferentes formas de expressá-las, destacando ainda as diferentes ocasiões cotidianas em que tais sentimentos se manifestam. Esta oficina tem o objetivo de estimular o autoconhecimento, a inteligência emocional e a socialização.

Estimulação para Bebês

Os bebês descobrem e conhecem o mundo a partir dos cinco sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição. De forma muito rica, a oficina de Estimulação para Bebês estimula a exploração sensorial aliada a movimentos adequados que favorecem o seu desenvolvimento, respeitando sempre o tempo e ritmo de cada um. Tudo com a participação ativa dos pais e/ou responsáveis, que encontram neste momento um espaço para trocas de experiências e muito aprendizado.

Musicalização

“A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro” (Platão).
Nossa oficina propõe as descobertas musicais a partir de brincadeiras, histórias e canções ricas de significado e muito aprendizado. De forma lúdica, estimula o raciocínio, aguça a percepção e ensina sobre paciência e sensibilidade. Além disso, favorece a autopercepção e a socialização.

Oficina de Teatro

Nossa oficina de teatro estimula a criatividade, agilidade, memória, concentração e a capacidade de a criança se expressar corporal e mentalmente. Tudo isso de forma leve e divertida! As técnicas teatrais promovem uma socialização muito rica e trazem melhorias psicológicas e comportamentais em diferentes âmbitos da vida da criança: em casa, na escola e até mesmo no brincar.

 

Dança Materna

A Dança Materna possibilita à mamãe o retorno à vida social após o parto, a otimização da redução do peso, a reeducação corporal (que refletirá positivamente no modo de carregar e amamentar o bebê) e investe no vínculo mãe-bebê. As aulas são também um momento de troca com outras mulheres que estão atravessando a mesma fase da vida.
Para o bebê, traz o conforto do balanço na dança, a proximidade com a mãe e o relaxamento. É incrivelmente maravilhoso!

Capoeira

A oficina de capoeira para crianças pode fomentar a potencialidade no desenvolvimento cognitivo, motor e social, trazendo consigo também o desenvolvimento da consciência corporal, lateralidade, musicalidade e ritmo, linguagem, criatividade e cooperativismos através do momento lúdico no ato de brincar.