Vilarejo Musical

O que é?

Sentir, experimentar e se apropriar dos sentimentos, dos movimentos, dos sons e de suas propriedades, das melodias, dos ritmos, da palavra (rimas, parlendas, textos, poesia), das formas expressivas e da arte de musicar, são algumas vivências que a musicalização infantil pode nos proporcionar.

O Vilarejo Musical é um projeto em parceria com a Vila do Brincar que tem como objetivo propiciar a sensibilização e iniciação musical de forma lúdica e afetiva, além de estimular a socialização, habilidades motoras e espaciais, organização, atenção, concentração, prontidão, e outros aspectos do desenvolvimento infantil.

Como participar?

Nosso curso está dividido em fases e turmas:

MIUDINHOS:

PEQUENINOS:

A fase de sensibilização (MIUDINHOS)

Caracterizada pelas vivências musicais, tendo como ponte e vínculo a relação bebê-acompanhante (pais ou responsáveis). Os conceitos são trabalhados de forma elementar, a partir de atividades que estimulam o fazer musical através de canções, gestos, movimentos, brincadeiras rítmicas, contação e sonorização de histórias. O manuseio de brinquedos sonoros e de instrumentos de percussão de fácil manuseio também fazem parte do processo. A fase sensibilização tem por objetivo a descoberta e a vivência das possibilidades sonoras e musicais.

A fase de iniciação musical (PEQUENINOS)

Caracteriza-se pela vivência e experimentação da prática de canto, do som e do silêncio, das propriedades do som, do ritmo, da afinação, do sentido melódico, das notas musicais e das formas musicais. Além dos instrumentos de percussão, a criança tem acesso a instrumentos percussivos melódicos, como o xilofone e os boomwhackers (tubos afinados). A partir dos 3 anos, procuramos estimular a independência da criança no ambiente de aprendizado musical através de uma relação direta entre educador-criança. O objetivo dessa fase é aguçar a percepção e apreciação dos sons e suas relações com a música, bem como a experimentação de possibilidades sonoras.

O projeto tem a pretensão de futuramente dar continuidade ao trabalho de musicalização para a faixa etária de 6 a 9 anos, com uma estruturação mais ampla em carga horária e direcionamento de atividades.