ATENDIMENTO CLÍNICO

Pensando sempre no cuidado aos pequenos, a Vila do Brincar firmou parceria com alguns profissionais de cuidado à infância e à adolescência, que realizam Atendimento Clínico em nosso cantinho.

Os pacotes da Vila do Brincar não contemplam os Atendimentos Clínicos, que devem ser agendados diretamente com os profissionais.

Atualmente, dispomos de atendimentos clínicos nas áreas de:

Fonoaudiologia

Lídia Souza – Atende crianças e adolescentes

A atuação do fonoaudiólogo é voltada para o diagnóstico, habilitação e reabilitação dos transtornos da comunicação humana.

Crianças que apresentam atrasos ou transtornos do desenvolvimento da linguagem e/ou fala necessitam de intervenção fonoaudiológica, além das que estão em fase de alfabetização ou adolescentes com dificuldade de leitura, escrita e aprendizagem escolar. A fonoterapia também é indicada para crianças adaptadas com aparelho auditivo/implante coclear e para pacientes com transtornos neurológicos adquiridos.

As sessões são semanais, previamente agendadas, e têm duração de 50 minutos.


Nutrição

Milka Carvalho – Atende crianças e adolescentes

Acompanhamento nutricional desde o começo da gestação, passando pela introdução alimentar; Terapia nutricional em crianças e adolescentes com seletividade alimentar ou dificuldades alimentares em geral.

A terapia nutricional geralmente é sugerida para crianças ou adolescentes que têm o cardápio muito restrito. Os encontros são semanais, previamente agendados e com duração aproximada de 45 min. Em cada encontro, realiza-se um trabalho de estimulação sensorial e, de forma bem prática, são apresentados alimentos e compartilhadas receitas que podem ser desenvolvidas no consultório e em casa.Através da reeducação nutricional, busca-se melhorar a alimentação de cada paciente, reduzindo a seletividade aparente.


Psicopedagogia

Cláudia Cardenalle – Atende crianças e adolescentes

Avaliação e intervenção psicopedagógica, orientação educacional, trabalhando com a prevenção das dificuldades de aprendizagem e a inclusão da família em um novo modelo de organização de rotina de estudos, bem como os transtornos e distúrbios de aprendizagem.

O trabalho é desenvolvido de forma dinâmica e numa perspectiva inclusiva, trazendo diversos conhecimentos para contemplar as lacunas existentes nos indivíduos e, dessa forma, busca integrar a estimulação cognitiva, a intervenção psicopedagógica e a ludoterapia como forma de alavancar a aprendizagem.


 

Psicoterapia

Carolina Macedo – Atende crianças, adolescentes e adultos

A psicoterapia infantil é indicada para crianças que apresentam dificuldades emocionais ou de aprendizagem. Nesses casos, o atendimento psicológico é realizado através da ludoterapia, no qual a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado.

Durante o processo terapêutico infantil, é fundamental o envolvimento dos pais através de sessões de orientação. Em tais encontros, os pais passam a entender o que ocorre no contexto familiar e o que poderia estar gerando ou mantendo o problema da criança, além disso, aprendem formas alternativas de ajudar o filho.

As sessões são semanais, previamente agendadas e têm duração de 50 minutos.

 


Terapia Ocupacional

Gyldnéa Medeiros – Atende crianças e adolescentes

A Terapia Ocupacional infanto juvenil ajuda crianças e adolescentes a explorarem o mundo com mais liberdade e menos limitações, à medida que contribui na construção da autonomia e independência em suas ocupações do cotidiano.

O tempo de sessão pode variar de acordo com cada profissional, com as necessidades da criança e com o momento do processo de intervenção. De forma geral, as sessões duram entre 40 e 50 minutos.


Terapia Ocupacional

Jardany Barros – Atende crianças e adolescentes

A Terapia Ocupacional infanto juvenil ajuda crianças e adolescentes a explorarem o mundo com mais liberdade e menos limitações, à medida que contribui na construção da autonomia e independência em suas ocupações do cotidiano.

O tempo de sessão pode variar de acordo com cada profissional, com as necessidades da criança e com o momento do processo de intervenção. De forma geral, as sessões duram entre 40 e 50 minutos.